Comer muito açúcar causa diabetes?

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos sabemos o estereótipo – se você tem diabetes, você deve ter comido muito açúcar. Afinal, qual a verdade sobre o açúcar? Será que consumir açúcar causa diabetes?

sugar

O que é açúcar?

O açúcar é encontrado em muitos alimentos, como frutas, vegetais e produtos lácteos. Também é adicionado a alimentos e bebidas por fabricantes de alimentos, ou por nós mesmos em casa. O debate sobre açúcar e saúde acontece principalmente em torno dos “açúcares adicionados”. Isso inclui:

  • açúcar de mesa que adicionamos às nossas bebidas quentes ou café da manhã
  • açúcares escondidos em molhos, pratos prontos, bolos e bebidas.

O açúcar pode causar diabetes?

Existem dois tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1 e tipo 2.

Diabetes tipo 1: as células produtoras de insulina no seu pâncreas são destruídas pelo seu sistema imunológico.

Não é a quantidade de açúcar na sua dieta, ou o seu estilo de vida que fará você desenvolver a diabetes tipo 1

Vida sem diabetes

Diabetes tipo 2: embora saibamos que o açúcar não provoca o diabetes tipo 2, é mais provável que você o desenvolva se estiver acima do peso.

Você ganha peso quando consome mais calorias do que o seu corpo precisa, sendo que alimentos e bebidas açucaradas contêm muitas calorias

Emagrecer diabetes

É importante lembrar que os alimentos gordurosos e as bebidas industrializadas estão fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais obesas.

Se você está consumindo muito açúcar e ganhando peso, então o risco de você contrair diabetes tipo 2 é ainda maior.

A diabetes tipo 2 não é tão simples, e é improvável que o açúcar seja o único responsável pelo desenvolvimento da diabetes.

Se eu tiver diabetes, posso comer açúcar?

Ter diabetes não significa que você tem que cortar completamente o açúcar da sua dieta. Todos nós gostamos de comer alimentos açucarados de vez em quando, e não há problema em incluí-los como um deleite em uma dieta saudável e equilibrada.

Açúcar diabetes

Sendo que, para algumas pessoas com diabetes, bebidas açucaradas ou comprimidos de glicose são essenciais para tratar a hipoglicemia quando seus níveis de glicose no sangue estão muito baixos.

No entanto, estamos comendo muito açúcar, muito mesmo, e com isso, prejudicamos a nossa saúde. O excesso de peso pode dificultar o controle de sua diabetes e aumentar o risco de problemas de saúde mais graves, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais no futuro. Muito açúcar também é ruim para os dentes.

Devo parar de comer completamente o açúcar?

Você não precisa cortar o açúcar da sua dieta completamente. O açúcar é encontrado naturalmente em frutas, vegetais e produtos lácteos.

A maioria de nós no Brasileiros, não estamos consumindo a quantidade de frutas e legumes recomendados diariamente, por esta razão é importante não cortarmos estes alimentos, mas reduzirmos os produtos industrializados

O principal açúcar que devemos reduzir é aquele que adicionamos ou são adicionados sem que saibamos aos alimentos, principalmente os industrializados.Açúcar diabetes

O açúcar não está presente apenas em alimentos doces como biscoitos e chocolate, ele está escondido em muitos alimentos, como feijões cozidos, molhos de macarrão, ketchup, iogurtes com baixo teor de gordura e refeições prontas.

Algumas bebidas industrializadas possuem grande quantidade de açúcar. Os refrigerantes e os sucos de frutas, contém grande quantidade de açúcar e calorias. Consuma apenas um copo pequeno – 150 ml – por dia.

Como posso saber no rótulo se há açúcar adicionado ao alimento?

Ler o rótulo dos alimentos é a melhor forma de calcular a quantidade de açúcar que você está consumindo, apesar de que a quantidade de açúcar adicionado a alguns alimentos ou bebidas nem sempre é fornecida.

Rótulo alimento diabetes

A quantidade de açúcar fornecida no rótulo dos alimentos industrializados, é para o açúcar total e não diz a quantidade proveniente de açúcares naturais, como o açúcar de frutas e o quanto provêm de açúcares adicionados.

Alguns alimentos e bebidas não têm a palavra “açúcar” na lista de ingredientes, mas ainda tem açúcar adicionado.

Mel, sacarose, glicose, xarope de glicose, dextrose, frutose, amido hidrolisado, milho e xarope de milho são todos açúcares adicionados. Se você encontrar alguns destes ingredientes, você já sabe que tudo isso é açúcar.

Qual a quantidade de açúcar devo comer?

Todos nós deveríamos reduzir a ingestão de açúcar pela metade, ou seja cerca de 25g por dia é suficiente, quantidade equivalente a cinco colheres de chá.

Uma colher de sopa de ketchup contém cerca de uma colher de chá de açúcar, um biscoito de chocolate equivale a duas, e uma pequena quantidade de feijão enlatado quase três.

Somente com estes produtos, já podemos imaginar a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente.

Como posso reduzir a ingestão de açúcar?

Mudanças simples podem reduzir drasticamente a quantidade de açúcar presente em sua dieta.

  • Em vez de doces, bolos e biscoitos, faça o seu próprio lanche em casa;
  • Para aqueles momentos em que apenas o chocolate irá satisfazer, escolha o chocolate amargo ou meio amargo.
  • Experimente o iogurte natural misturado com frutas picadas ou um pequeno punhado de nozes em vez do iogurte comum.
  • Experimente reduzir o açúcar que você utiliza nas receitas. A maioria delas também dará certo com a quantidade de açúcar reduzida.
  • Experimente adoçantes em vez de açúcar.
  • Escolha bebidas dietéticas;
  • Procure cozinhar do zero sempre que possível, assim você terá certeza do que está em sua comida;
  • Fique atento aos alimentos com baixo teor de gordura, muitos contêm mais açúcar do que o recomendado.
  • Os fabricantes de alimentos adicionam açúcar para compensar o sabor alterado e a textura causada pela remoção da gordura. Olhe para o rótulo com cuidado para assim ter certeza.
  • Para ver se um produto possui muito açúcar adicionado, veja a lista de ingredientes. Os alimentos em maior quantidade serão sempre os primeiros na sequência.

BAIXE GRATUITAMENTE O

E-BOOK!

7 Receitas de lanches saudáveis para o trabalho ou faculdade

Receba o seu e-Book GRÁTIS

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.