O que é dieta Alcalina e quais seus benefícios?

Tempo de leitura: 8 minutos

Os defensores da dieta alcalina afirmam que comer certos alimentos, pode melhorar significativamente a saúde, tudo isso baseado no PH do sangue.

3d render of blood cells and bacteria in an artery

De fato, os tecidos e fluidos do corpo devem ter o nível de pH equilibrado para funcionar corretamente.

No entanto, nosso corpo possui mecanismos próprios para manter os níveis de pH sob controle, independentemente do que comemos.

Grande parte da discussão em torno da dieta alcalina, baseia-se nas mudanças significativas da dieta humana nos últimos anos. Nos primórdios os seres humanos consumiam principalmente frutas, vegetais e pequenas quantidades de carne.

Frutas e Verduras dieta alcalina

Uma vez que a indústria alimentar passou a existir, começamos a comer grãos refinados, carnes mais gordas e alimentos processados que são ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcares refinados – todos os quais causam inflamação e contribuem para doenças graves, crônicas. A dieta alcalina reprova o consumo de tais alimentos.

grãos dieta alcalina

Se você está pesquisando a dieta alcalina, você pode ter notado que algumas fontes descrevem a dieta como “milagrosa”. Na realidade, existem muitas variáveis relacionadas à dieta alcalina.

De muitas maneiras, a dieta alcalina é excelente. É equilibrada e incentiva o consumo de frutas e vegetais crus. É definitivamente uma dieta saudável que pode reduzir seu risco de desenvolver doenças crônicas. Mas será que é tudo isso mesmo?

O que é dieta alcalina?

A dieta alcalina incentiva o consumo de alimentos que influenciam a homeostase do ácido-base no organismo. Especificamente, frutas e vegetais inteiros, crus e orgânicos.

Esses alimentos são recomendados pois segundo pesquisas, produzem um “efeito alcalino” no corpo. Os defensores da dieta dizem que o consumo de alimentos alcalinos ajuda a reduzir a perda de peso, aumenta a energia e pode melhorar o sistema imunológico.

emagrecer dieta alcalina

No entanto, apesar de sua popularidade, os dados que se tem atualmente não comprovam todos os benefícios divulgados da dieta alcalina. Na realidade, é difícil dizer se a dieta alcalina tem algum efeito real sobre o equilíbrio do pH do corpo.

Como o pH afeta nossa saúde

Em nosso corpo, a escala de pH é passada de 0 (ácido) para 14 (básico ou alcalino); 7 é neutro. A água pura tem um pH de 7.

O ácido sulfúrico tem um pH de quase 0, é extremamente ácido e altamente corrosivo. Na extremidade oposta da escala, a lixívia tem um pH de quase 14. A soja também é altamente corrosiva, mas é porque é extremamente alcalina.

Células dieta alcalina

O corpo humano precisa manter um pH em uma faixa estreita, entre 7,35 e 7,45, para funcionar corretamente. Este intervalo de pH proporciona o ambiente de trabalho ideal para fluidos e tecidos do corpo.

Nosso estômago é ácido, cerca de 3,5 na escala de pH, e deve permanecer assim para digerir os alimentos.

O sangue é neutro – característica que lhe permite transportar várias substâncias ao redor do corpo sem afetar ou reagir a elas.

O pH inadequado em um determinado sistema ou órgão pode afetar seriamente a saúde. Por exemplo, o interior do estômago possui uma camada grossa de muco que o protege de ser digerido junto com o seu almoço.

Orgãos dieta alcalina

Já o intestino delgado não está tão bem protegido. Em vez disso, a bile alcalina é liberada no intestino delgado para equilibrar a acidez do ácido gástrico segregado do estômago.

Saúde e pH do corpo

Claramente, o pH adequado é fundamental para a sua saúde, e um desequilíbrio extremo do pH pode ser fatal. Alcalose ocorre quando seu sangue e outros fluidos se tornam muito alcalinos.

É uma condição que pode ser causada por doença hepática ou pulmonar, baixos níveis de oxigênio ou uma perda repentina de eletrólitos. Os sintomas incluem confusão mental, espasmos musculares, convulsões, formigamento nas extremidades e dificuldade respiratória.

doente dieta alcalina

Por outro lado, a acidose é caracterizada por uma alta carga de ácido nos fluidos do corpo. Existem vários tipos diferentes de acidose: metabólica, respiratória, láctica e renal (rins). Os sintomas incluem confusão mental, cansaço, falta de ar e letargia.

Acidose metabólica é a que você costuma ouvir sobre a dieta alcalina, mas existem outras causas da desordem, como doença renal e desidratação.

Acidose metabólica acontece quando a  dieta baseia-se principalmente em produtos animais, sem o consumo de frutas e vegetais.

A acidose metabólica aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e cálculos renais.

Como nosso corpo compensa os níveis de pH desequilibrados

Os rins são uma das principais defesas do corpo contra a acidose. Eles enviam o excesso de ácidos produzidos metabolicamente para nossa bexiga para que assim sejam eliminados com a urina.

Os rins também mantêm um controle sobre o bicarbonato, que pode atuar como uma base ou um ácido, dependendo de como ele reage.

Rins dieta alcalina

Quando a função renal é comprometida, o corpo fica menos preparado para controlar sua carga ácida, o que leva a uma carga de ácido ainda maior. Esta condição pode piorar com a idade se a função renal diminuir.

A capacidade dos rins de filtrar o ácido não é o único mecanismo que o corpo utiliza para controlar nossa carga ácida; os pulmões também ajudam. O dióxido de carbono é um produto do metabolismo celular que torna-se ácido no sangue.

Os pulmões são capazes de aumentar ou reduzir a função respiratória para manter a homeostase ácido-base.

Quais os alimentos da uma dieta alcalina?

De acordo com a teoria alcalina, certos alimentos promovem alcalinidade ou acidez no corpo. Os vegetais crucíferos devem estar entre as melhores opções para promover a alcalinidade.

Top 10 alimentos alcalinos

  • Alho
  • Mostarda
  • Abacate
  • Figos
  • Gengibre
  • Vinagre de Maçã
  • Amêndoas
  • Sementes de abóbora
  • Chá verde
  • Tomate

Top 10 alimentos ácidos

  • Gordura
  • Manteiga de amendoim
  • Massa Branca e Pão
  • Carne
  • Óleo de milho
  • Carne de porco
  • Batatas
  • Cerveja e licor
  • Manteiga comum

Medindo os resultados da dieta

A hipótese da dieta alcalina afirma que nossos corpos “roubam” cálcio de nossos ossos para restaurar a homeostase do “ácido-base” quando o sangue se torna muito ácido.

O alimento que comemos altera o pH da urina. Carnes e queijos, por exemplo, a tornam mais ácida, enquanto frutas e vegetais tornam-a menos.

alimentos dieta alcalina

No entanto, algumas pesquisas não concordam com a totalidade dessa hipótese. Sim, é verdade que comer alimentos muito ácidos fará com que seus rins excretem mais ácido, mas isso não reflete necessariamente os níveis de pH dentro do seu corpo.

 A Dieta Alcalina funciona?

Para determinar se uma dieta “funciona”, é importante estabelecer metas específicas e indicadores de sucesso. É uma tentativa de perder peso? Quer se sentir com mais energia? Construir músculos?

Saúde dieta alcalina

Do ponto de vista puramente nutricional, a dieta alcalina é ótima, já que é baseada em frutas e vegetais, em vez de carne e grãos.

No entanto, comer alimentos saudáveis ​​e naturais pode não alterar seus níveis internos de acidez, que é o ponto principal da dieta alcalina.

Benefícios indiretos da dieta alcalina

Muitos dos alimentos recomendados pela dieta alcalina possuem baixo teor calórico e poucos nutrientes, comparada às dietas tradicionais.

A dieta promove a ingestão de alimentos à base de plantas orgânicos com alto teor de vitamina C , selênio, ferro e zinco; todos os quais melhoram a saúde intestinal e o sistema imunológico.

Frutas e legumes dieta alcalina

Pimentas vermelhas doces os brócolis e as cenouras, deixam a pele saudável devido à alta concentração de vitamina A.

Quando não consumimos alimentos ricos em ácidos graxos  e ômega-6, reduzimos os níveis de ácido araquidônico, isso pode causar inflamação associada a doenças cardíacas e dor nas articulações.

A dieta alcalina também nos orienta a evitar alimentos processados ​​e açúcares refinados, pois não oferecem benefícios nutricionais e a são causadores de doenças diversas.

O papel da nutrição adequada para uma vida saudável

A “eficácia” da dieta alcalina pode ter pouco a ver com os níveis de pH e mais com os muitos benefícios de comer alimentos orgânicos.

Na verdade, a nutrição afeta a saúde e o bem-estar mais do que qualquer outro coisa.

Se você está procurando uma dieta para melhorar sua qualidade de vida, eu recomendo a dieta de limpeza do corpo, pois é baseada no consumo de frutas e vegetais, assim como a dieta alcalina.

Frutas e legumes dieta alcalina

Muitos dos alimentos recomendados pela dieta alcalina também são os melhores para a limpeza e nutrição do seu corpo.

Não importa o que você come, lembre-se de que uma dieta não é um compromisso de “10Kg e parar”. Uma “dieta” adequada faz parte do seu estilo de vida. Você não pode ficar de dieta por três meses e depois voltar a comer alimentos que prejudicarão a sua saúde.

BAIXE GRATUITAMENTE O

E-BOOK!

7 Dias de dieta cetogênica – café, almoço e jantar

Receba o seu e-Book GRÁTIS

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *