14 Alimentos para limpar o fígado

Tempo de leitura: 4 minutos

Para que precisamos Limpar o fígado?

Quando comemos demais ou comemos alimentos industrializados ​​ou fritos, ou quando estamos expostos a poluentes ambientais ou ao estresse, o fígado fica sobrecarregado

Quando o fígado está sobrecarregado, não pode processar toxinas e gorduras de maneira eficiente.

Existem muitos alimentos que podem ajudar a limpar o fígado naturalmente, estimulando sua capacidade natural de expulsar resíduos tóxicos do corpo.

14 Alimentos para limpar o fígado

1. Alho

Alho bom para limpar o fígado

Apenas uma pequena quantidade tem a capacidade de ativar enzimas hepáticas que ajudam seu corpo a eliminar as toxinas. O alho também possui grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam a limpar o fígado.

2. Toranja

Possui grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, frutas cítricas como toranja e laranja são muito importantes para limpar o fígado naturalmente.

Toranja bom para limpar o fígado

Tome diariamente um copo de suco de toranja recém-espremido, isso irá aumentar a produção das enzimas de desintoxicação do fígado que ajudarão a eliminar substâncias cancerígenas e outras toxinas.

3. Beterrabas

beterraba bom para limpar o fígado

As beterrabas possuem grande quantidade de flavonoides e beta-caroteno. Comer beterraba pode estimular o fígado a desenvolver suas funções com eficiência.

4. Chá Verde

O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes a base de plantas conhecidas como catequinas – compostos conhecidos por ajudar a função hepática, ele é benéfico para qualquer dieta.

chá verde bom para limpar o fígado

É importante consumir somente o chá verde, algumas pesquisas descobriram que o extrato do chá pode ser prejudicial ao fígado.

5. Folhas verdes

Um dos nossos aliados mais poderosos na limpeza do fígado, as folhas verdes podem ser consumidas cruas, cozidas ou batidas no liquidificador.

Folhas verdes bom para limpar o fígado

Possuem  grande quantidade de  clorofila que são responsáveis por absorver toxinas da corrente sanguínea. As folhas verdes possuem capacidade de neutralizar metais pesados , produtos químicos e pesticidas presentes em nosso organismo.

Incorporar folhas verdes como a rúcula, espinafre e chicória na sua dieta, aumentará a criação e o fluxo de bile – a substância que remove os resíduos dos órgãos e do sangue.

6. Abacates

Este super alimento denso em nutrientes ajuda o corpo a produzir glutationa, um composto que é necessário para o fígado limpar toxinas nocivas.

Abacate bom para limpar o fígado

7. Maçãs

Com alto teor de pectina, as maçãs mantêm os componentes químicos necessários para que o corpo limpe e libere toxinas do aparelho digestivo.

Maçã bom para limpar o fígado

Isso, por sua vez, torna mais fácil para o fígado lidar com a carga tóxica durante o processo de limpeza.

8. Óleo de oliva

Os óleos orgânicos prensados ​​a frio, como azeitona e linhaça, são ótimos para o fígado quando utilizados com moderação.

Óleo de Oliva bom para limpar o fígado

Eles ajudam o corpo fornecendo uma base lipídica que pode absorver toxinas nocivas no corpo.

9. Grãos alternativos

Se a sua dieta inclui trigo, farinha ou outros grãos, é hora de fazer mudanças. Grãos alternativos como quinoa , milho e trigo sarraceno podem ajudar.

Quinoa bom para limpar o fígado

Seu fígado é o filtro do seu corpo para as toxinas, e se você tem certas sensibilidades, os grãos que contêm glúten apenas aumentam as toxinas.

Um estudo descobriu que as pessoas que possuem sensibilidade ao glúten, também apresentaram resultados anormais no teste de enzimas hepáticas.

10. Vegetais crucíferos

Brócolis e couve-flor são boas fontes de glucosinolato, que equilibra a produção de enzimas no fígado.

Brócolis e Couve Flor bom para limpar o fígado

Essas enzimas quando equilibradas, podem reduzir significativamente os riscos associados ao câncer no fígado.

11. Limões

Os limões são ricos em vitamina C, que ajuda o corpo a sintetizar materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas pela água.

Limão bom para limpar o fígado

Beber suco de limão ou o próprio limão recém espremido pela manhã pode estimular o fígado.

12. Nozes

Com grande quantidade de aminoácido arginina, as nozes ajudam o fígado com amônia desintoxicante.

Nozes bom para limpar o fígado

As nozes também possuem muitos ácidos graxos de glutamina e omega-3, substâncias extremamente importantes para limpar o fígado.

Certifique-se de mastigar as nozes até serem liquefeitas antes de engolir.

13. Repolho

Tão bom quanto brócolis e couve-flor, comer repolho estimula as enzimas de desintoxicação hepáticas que ajudam a eliminar as toxinas e limpar o fígado.

Repolho bom para limpar o fígado

Sopa de repolho e chucrute são ótimas opções para adicionar a sua dieta.

14. Açafrão

A açafrão é a especiaria favorita do fígado. Tente adicionar um pouco de açafrão às suas refeições, isto auxiliará o seu fígado instantaneamente.

Açafrão bom para limpar o fígado

A açafrão contribui para a desintoxicação do fígado, ajudando as enzimas a descartarem as toxinas dietéticas.

Esta especiaria é excelente em todos os tipos de pratos, você também pode aumentar a ingestão do açafrão através do seu suplemento, mas não exagere.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *